segunda-feira, 22 de outubro de 2012

IN 969, IN 974, Certificado Digital e outras novidades e tendências do mundo contábil e fiscal.

Confira alguns trechos do artigo de Alex Marin Silva — gerente de Produto e Desenvolvimento da Sonda IT, que atua com soluções de Tecnologia da Informação — sobre a importância das empresas se adequarem às constantes mudanças do SPED.
Constantemente o FISCO promove alterações nos braços do projeto SPED, seja no Manual de Integração do Contribuinte para NF-e ou nos Guias Práticos para ECD, EFD e EFD Contribuições. Tais alterações visam corrigir problemas e adaptar pontos que não foram previstos na concepção dos projetos [...] É chato, doloroso e custoso, mas faz parte da evolução de qualquer modelo.
O custo para analisar, adequar e publicar as alterações infla mais ainda a máquina estatal. Além disso, há todo um ecossistema que precisa se adaptar de maneira que todos os envolvidos estejam atualizados com a legislação vigente. [...] O cenário fica mais complexo quando o contribuinte contrata um fornecedor que não possui estrutura para suportar a manutenção deste número frenético de alterações. Para ler na íntegra: IN 969, IN 974, Certificado Digital e outras novidades e tendências do mundo contábil e fiscal.